Gemballa Dia e Noite - 24 horas
Telefone 47 3521-3050
Linha do tempo
1938
Em 1938, Guilherme Gemballa fundou sua primeira farmácia, em Pouso Redondo, sendo vendida em 1941. Em 1942 fundou a “Pharmacia Central”, sendo vendida em 1947 para seu irmão Frederico Gemballa, que deu continuidade por muitos anos em Trombudo Central.
1953
Em 1953, Guilherme Gemballa fundou a atual Farmácia Gemballa Matriz, no calçadão Osny José Gonçalves.
1970
Precocemente em 1970, Guilherme Gemballa falece aos 56 anos, deixando uma trajetória de grandes conquistas. Fez muito em prol da comunidade de Rio do Sul, Vale e Alto Vale do Itajaí. Não somente no campo científico e área da saúde, mas também na fundação de escolas, igrejas e no auxílio de muitas comunidades carentes. Seus estudos científicos contribuíram para o desenvolvimento da farmacologia estadual e nacional. Na foto: Wera e Guilherme Gemballa.
2013
Em 2013 as farmácias Gemballa completaram 75 anos. Na ocasião relançaram o livro: O Reino Vegetal de Rio do Sul e municípios limítrofes. Na década de 50 e 60, os renomados botânicos brasileiros Raulino Reitz e Roberto Miguel Klein, realizaram expedições em meio a mata atlântica que deram origem à primeira edição do livro. Com o apoio do farmacêutico Guilherme Gemballa, os pesquisadores publicaram o livro através do Herbário Barbosa Rodrigues, de Itajaí (SC). Com o relançamento, o trabalho científico foi revisado e trouxe catalogação das espécies nativas não somente do Alto Vale do Itajaí, mas também dos municípios: Agronômica, Aurora, Ibirama, Laurentino, Lontras e Presidente Getúlio. Na foto: Vera Gemballa Gomez, Lotar Dieter Maas e Virginia Gemballa Macho.
1948
Em 1948, Guilherme Gemballa fundou a “Farmácia Cruzeiro”, atual farmácia Gemballa da Al. Aristiliano Ramos.
1964
Em 1964, Guilherme Gemballa fundou a atual Farmácia Dia e Noite, na Rua Carlos Gomes.
1980
Com o falecimento do fundador, a continuidade da gestão das farmácias, neste difícil momento, se deu através da sua esposa Wera von Buettner Gemballa e do então sócio e gerente Lotar Dieter Maas. Virginia e Vera, filhas de Wera e Guilherme Gemballa, passaram a trabalhar na empresa quando atingiram maioridade. Virginia Gemballa Macho é bacharel em Farmácia e Bioquímica pela UFSC e trabalha nas Farmácias Gemballa desde 1978. Vera Mary Gemballa Gomez é bacharel em Química pela FURB e trabalha nas Farmácias Gemballa desde 1994.
2018
Em 2018 as farmácias Gemballa completaram 80 anos, e para comemorar esta importante data, a farmácia Gemballa matriz – manipulação foi totalmente remodelada e reinaugurada em 2019. Na foto: Gabrielle Gemballa Gomez, neta do fundador e terceira geração da família na empresa, Vera Gemballa Gomez, Lotar Maas, Virginia Gemballa Macho e Mariana Wera Parries, farmacêutica responsável pela Manipulação.
1951
Em 1933, Guilherme Gemballa recebe o título de farmacêutico pelo Instituto Politécnico ( atual UFSC). Em 1951 fez o Curso de Doutorado na Universidade do Brasil, atual UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). E em 1956 fez a defesa da tese "Contribuição para a Caracterização da Essência de Ocotea Pretioza Mez", recebendo o título de Doutor em farmácia e bioquímica, sendo o primeiro profissional farmacêutico a receber este título no Brasil. Na foto: Guilherme Gemballa recebendo o canudo.
1966
Em 1966, Guilherme Gemballa foi o idealizador e um dos fundadores da primeira faculdade da região: “FEDAVl” – Fundação Educacional do Alto Vale do Itajaí, atualmente UNIDAVI, bem como foi um dos fundadores da FURB, de Blumenau. Na foto: lançamento da pedra fundamental bloco A.
2005
Wera von Buettner Gemballa ficou à frente dos negócios até o ano de 2005 com a idade de 80 anos. Hoje, a diretoria é composta por suas filhas: Vera M. Gemballa Gomez e Virgínia von Buettner Gemballa Macho e o sócio Lotar Dieter Maas. Na foto: Wera von Buettner Gemballa.
2018
Acervo histórico Dr Guilherme Gemballa, que pode ser visto na Farmácia Gemballa Matriz.